PROJETOS DIDÁTICOS 2021

PROJETOS DIDÁTICOS 2021

PROJETOS DIDÁTICOS – 2021

           Trabalhar por projetos é levar em consideração o que as crianças questionam diariamente, o que pensam e de que modo constroem seus processos de aprendizagem.

           É uma forma dinâmica de organizar o trabalho, com objetivos e metas claras de construção do conhecimento e de desenvolvimento integral da criança, proporcionando situações significativas de exploração e criação.

BERÇÁRIO

           O berçário tem como foco principal o bem-estar dos bebês, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para que eles construam sua independência e autonomia. Os ambientes e materiais são pensados e organizados para que estimulem diferentes sensações, contribuindo com o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e psicomotor de cada um, em suas diferentes habilidades, estabelecendo uma relação de confiança com o mundo.

INFANTIL 2

Tem pelo, pele ou penas?

            Por que alguns animais são mais peludos que outros? Por que eles têm patas e não mãos e pés? Por que alguns são tão grandes e outros são pequenos? Quem convive com crianças sabe o quanto elas são fascinadas pelos tantos e diferentes animais que existem.

           Em 2021, as crianças do Infantil 2 irão pesquisar as características de alguns animais, desenvolvendo sua linguagem, ampliando seu vocabulário, e memória, além de aprimorar suas habilidades de observação, atenção e imaginação.

INFANTIL 3

“Salamê Minguê”

           O projeto didático “Salamê Minguê“ irá trabalhar com o gênero textual: Parlendas.

           A Parlenda é um texto convidativo, que encanta a criança, pois possibilita a aprendizagem da língua de forma lúdica, associada a jogos, brincadeiras e expressão corporal. Esse gênero textual tem, como principais características, as rimas e a facilidade para serem memorizados, fazendo parte da tradição oral da cultura brasileira.

INFANTIL 4

“Jogo com a bola, com a mão ou com o pé?”

           O projeto didático do Infantil 4 tem como objetivo a ampliação do repertório de brincadeiras do grupo e a possibilidade de criar diferentes situações de aprendizagem, nas quais as crianças possam se divertir, brincar, falar, representar e reapresentar as diferentes brincadeiras.

           Além disso, entrarão em contato com a escrita, em uma situação real de uso, ao elaborarem as listas com as regras de cada jogo.

INFANTIL 5

Cordel rima com anel?

           Marcado pelas rimas, o cordel é um jeito de contar histórias de uma forma única no papel e também na voz. Ler, ouvir, escrever e declamar cordéis, com as crianças, é uma maneira de trabalhar o desenvolvimento da linguagem, focando nas relações entre escrita e oralidade.

           Por meio do reconhecimento das rimas e sua relação com a escrita, a alfabetização acontece de forma lúdica e significativa.

Inglês

           A infância é considerada por especialistas a melhor fase para iniciar o aprendizado de um novo idioma.

            É nessa fase em que o cérebro está mais apto a internalizar o conhecimento e transportar as informações adquiridas para a memória de longo prazo. 

            Aqui, oferecemos o contato com o inglês, de forma lúdica e divertida, exercitando o cérebro das crianças, desde o berçário, auxiliando-as a associar o aprendizado de idiomas a situações significativas e confortáveis.

Música

A musicalização auxilia as crianças na construção de seu conhecimento, pois favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade.

A música amplia o vocabulário, exercendo um papel essencial nas habilidades sócioafetivas e sensibilidade de todos, adultos e crianças.

Educação Física/ Movimento

           Trabalhar o movimento, durante a primeira infância é fundamental para o pleno desenvolvimento da criança. Desde seu nascimento, ela já usa o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas.

           Na medida em que cresce, novas habilidades devem ser trabalhadas para que ela seja autônoma e competente nas mais variadas tarefas de sua vida. Por meio de atividades específicas e, fundamentalmente, lúdicas, trabalhamos o movimento como parte integrada e integradora do desenvolvimento infantil.

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário

Rua Clementine Brenne, 385 | Morumbi – São Paulo / SP – CEP:05659-000 | contato@colegioevolve.com.br
Telefones: (11) 3502-7100 – (11) 99990-5440