Projeto Institucional: Meio Ambiente e Reciclagem

A cada início de ano letivo, a equipe Evolve anuncia os projetos didáticos, de cada turma, de acordo com os interesses da faixa etária, como também o projeto institucional que atende a todos os alunos, com o mesmo tema.

2019 foi o ano em que ganhamos o 2º lugar no Brasil, com o projeto institucional: Os meus, os seus, os nossos sentimentos. Projeto disseminado nas escolas públicas do Brasil e interrompido pelo “lockdown”.

Anos de 2020 e 2021 os projetos institucionais foram pouco aprofundados em razão das suspensões de aulas e das consequências que isso nos trouxe.

Lembrando que o projeto institucional visa a formação da criança, assim possibilitaremos aos alunos, este ano, um processo de aprendizagem sobre os problemas ambientais e as possíveis soluções, buscando alertar sobre a importância da preservação do meio ambiente e da reciclagem de materiais.

A inclusão de atividades voltadas ao tema, nos currículos da educação básica, é uma demanda cada vez mais urgente, e educadores de todos os locais estão buscando atividades e projetos que possam ser incluídos no plano de aula da educação infantil.

Portanto, conforme anunciado em reunião no início do ano, nosso projeto institucional, do Berçário ao Infantil 5 terá como tema: Meio ambiente e Reciclagem.

Já iniciamos, no mês de março, em comemoração ao dia mundial da água, a conscientização sobre a importância da água e o não desperdício, para o planeta.

A partir da próxima semana, intensificaremos as atividades voltadas ao tema. Contamos com a parceria dos pais, nas atividades e conversas sobre meio ambiente e reciclagem.

Apresentaremos semanalmente um vídeo relacionado ao tema, conversaremos com as crianças, a respeito,  e cada turma terá uma atividade específica ao tema, de acordo com a faixa etária.

Inicialmente trabalharemos com  4  das 10 cores que simbolizam a reciclagem de materiais. As 4 cores serão:

Amarelo – Metais

Vermelho – Plásticos

Verde – Vidros

Azul – Papéis

Em seguida, apresentaremos o símbolo da reciclagem e o que representam as 4 setas: Reduzir, Reutiliza e Reciclar.

Estamos também nos programando para trabalhar a reciclagem dentro da escola, com os materiais acima e às segundas-feiras com os materiais que as crianças trouxerem d

Enviaremos comunicado oportunamente para solicitar esse auxílio em casa.

Seguem sugestões de vídeos para assistirem com as crianças:

Toda e qualquer sugestão que possa contribuir com o nosso projeto, será bem-vinda!