Estamos dando início ao nosso Projeto Institucional 2021, a partir desta semana. Desejamos que acompanhem o trabalho desenvolvido com as crianças e que sejam nossos parceiros nessa caminhada.
Justificativa: A inclusão de atividades para o desenvolvimento de competências socioemocionais nos currículos da educação básica é uma demanda cada vez mais urgente, assim, educadores estão buscando atividades e projetos que possam ser incluídos no plano de aula da educação infantil.
Projeto Institucional Evolve /2021: Resiliência
“Resiliência não é apenas demonstração de força, mas também a convicção de que todas as adversidades podem ser superadas”.
Por que a Resiliência?
Após um ano em que fomos desafiados a descobrir novos caminhos, a organizar novas rotinas, a considerar que os próximos dias são incertos e imprevisíveis, aprendemos que precisamos estruturar e fortalecer a resiliência. Com a ajuda dela, nunca desistiremos de acreditar que dias melhores estão por vir.
Resiliência na área da psicologia
A resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas como: choque, estresse, algum tipo de evento traumático, sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. Vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.
Resiliência na primeira infância
Na primeira infância, é importante que as crianças tenham o sentimento de segurança garantido por laços de apego, com cuidadores competentes e afetuosos, bem como a estimulação e a nutrição necessárias para o desenvolvimento saudável do cérebro, assim como oportunidades para aprender; que vivenciem o prazer de dominar novas habilidades, e que recebam, do ambiente, limites e estrutura indispensáveis para desenvolver o autocontrole.
Está claro que muitas crianças, nas sociedades modernas, enfrentam riscos, os quais demandam diversas intervenções de proteção e esforços abrangentes para prevenir ou diminuir os riscos para as crianças e suas famílias.
Ensinando a resiliência infantil
1. Escola e família devem trabalhar juntas
a) No processo de desenvolvimento da resiliência infantil, é fundamental que a família e a escola caminhem juntas, proporcionando um ambiente seguro para a criança.
b) Aposte em brincadeiras e leituras para despertar o senso de pertencimento, além disso, separe momentos específicos para, de fato, ouvir o que a criança tem a dizer.
c) Nesse processo, a rotina é indispensável. Somente assim, a criança sentirá que tem controle, uma vez que consegue entender e prever o que acontecerá, ao longo do dia. Dessa forma, conseguem elaborar e planejar suas próprias ações.
2. Elogie esforços e construa a autoestima
a) Construa um espaço em que a criança se sinta valorizada e reconhecida pelo seu esforço e dedicação.
b) Contudo, evite palavras como “perfeito” e “lindo”. Prefira chamar a atenção para a criatividade, bom desempenho e esforço para concluir a tarefa.
c) Por fim, reforce a ideia de que a falha é parte do aprendizado e deve ser encarada como a chance de fazer de novo e melhor.
3. Aposte nos exemplos
a) Apresente histórias de personagens reais ou fictícios que superaram dificuldades em seu caminho.
b) Em sala de aula, é importante trabalhar, levando-as a refletir sobre as dificuldades superadas, a aprendizagem, etc.
c) Incentive as crianças a compartilharem suas próprias histórias e tomarem ciência da sua capacidade de transpor barreiras na vida real.
4. Ensine a empatia
a) Os pais podem ajudar seus filhos, ensinando-os a importância de auxiliar o outro. Assim, a criança conseguirá superar a falsa sensação de que não podem fazer nada e que o problema do outro não lhe diz respeito, sentindo-se importante e valorizada na vida do outro.
b) Trabalhos voluntários (condizentes com a idade da criança) e criação de campanhas beneficentes em sala de aula são excelentes maneiras de trabalhar a empatia em termos práticos.
5. Estimule a positividade
a) Estimular uma postura positiva, diante dos problemas, é uma maneira de ajudar a criança a enfrentar as adversidades com otimismo e longe do sentimento de pânico que paralisa.
b) Mostre que dificuldades sempre virão, mas que depois delas, a vida continua. Use contos que exemplifiquem essa dinâmica e que transmitam exemplos de positividade diante dos percalços, pois os momentos de ansiedade e sofrimento das crianças podem se apresentar em diversos contextos.
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