Legados dos Jesuítas

Por Rosângela Hasegawa

Conjunto de letras formando a palavra TEACH, ensinar em inglês

No dia 15 de março comemoramos o Dia da Escola. Nada mais justo do que ter uma data especial para lembrarmos a importância dessa instituição que ensina não somente a ler, escrever e desenvolver o conhecimento sobre as mais diversas áreas, mas também constrói valores e prepara para a convivência em sociedade

É na escola que as relações sociais se ampliam. A criança sai do ambiente familiar, em que tem mais contato com os pais e os irmãos, e passa a conviver com outros da mesma faixa etária (e de outras, também). Aprende a importância de ceder, de respeitar, o valor das diferenças.
As primeiras escolas foram introduzidas em nosso país através dos jesuítas. Hoje, alguns séculos depois, ganha força o ensino em tempo integral, o que reforça o valor da escola em nossa sociedade. Pais têm optado por deixar os filhos no colégio por dois turnos: um dedicado ao ensino formal, e o outro à pratica de esportes, atividades artísticas culturais, etc.
Apesar disso tudo, só costumamos dar valor à escola depois que nos formamos. É ao entrar no mercado de trabalho que olhamos para trás e percebemos que foi no colégio que vivemos muitas de nossas melhores memórias. Mas que tal mudar esse panorama? Que tal estimular, nas crianças, a consciência da importância que a escola e a educação possuem? Para isso, uma boa estratégia é fazer do Dia da escola uma data de reflexão e conscientização, preparando atividades que possam contribuir para que a criança entenda o valor que tal instituição possui. Explique sobre a origem das escolas, peça para que os pequenos escrevam (ou representem através de desenhos) o que acham da escola e quais os momentos mais especiais que viveram nela. Outra estratégia interessante é fazer uma roda de conversa para que todos compartilhem suas visões sobre o colégio, os professores, os colegas, além de suas matérias favoritas.
Não deixe o dia da Escola passar em branco! Vamos fazer desse dia um momento especial – assim como fazemos com o dia dos pais, das mães e das crianças.

Rosangela Hasegawa é pedagoga e diretora do berçário e Colégio Evolve, de São Paulo