Como envolver os pequenos na festa de Natal
Descubra maneiras de ensinar o significado da data aos filhos, fazendo-os participar da festa
O Natal se aproxima e todos aqueles bons sentimentos chegam com ele: paz, amor, solidariedade, perdão, união etc. Também surge uma ótima oportunidade de envolver as crianças com a data, sem que um presente seja o pivô da história. Como?
Um primeiro passo é inserir os pequenos nos preparativos da comemoração. “Esse é um período que a família permanece unida e, para a criança, é momento de criar memórias e lembranças que serão guardadas para a vida toda. A partir de nove ou dez meses, elas já percebem que algo diferente e confortável está acontecendo e podem entrar no clima”, explica Rosângela Hasegawa, psicopedagoga e diretora do Colégio Evolve Berçário e Educação Infantil.
Segundo a especialista, a criança ficará mais interessada na data se ela souber o seu significado.
“Aqui em casa, depois que o Bernardo nasceu, mudamos o clima do amigo secreto. Ao invés de presentes, sorteamos ações. Assim, quem pega união, por exemplo, tem que praticar esse ato até o dia da festa. E assim segue com solidariedade, paz, amor etc. Uma vez o Bê pegou o cartão da paz. Foi ótimo, pois toda vez que começava a fazer birra ou resistir a alguma ordem, eu o lembrava do cartão e de que a missão dele era manter a paz”, conta Mariana Carvalho, 34 anos, jornalista e mão do Bernardo, 4.
Nenhum Comentário
Deixe um Comentário