Alguns cuidados necessários para o retorno das aulas da educação infantil durante a pandemia do Covid

Depois de meses de isolamento social, os alunos da educação infantil voltam à sala de aula.

Observamos crianças felizes por reencontrarem os colegas e seus professores, porém a preocupação e os cuidados ainda continuam. Afinal, a pandemia da Covid-19 ainda está acontecendo.

Considerando que o retorno à sala de aula será feito durante uma pandemia, é claro que é necessário reforçar medidas que protejam a saúde dos alunos e profissionais. E assim faremos!

A maior parte das escolas não vai poder voltar para as salas de aula como costumava. Isso porque o tamanho das salas de aula, comparado ao número de alunos, impede o distanciamento social. Por isso, um retorno gradativo.
Sabemos que, ainda neste momento, é essencial utilizar máscaras e álcool gel para higienização das mãos.

Redobraremos os esforços para manter a escola limpa, estimulando inclusive os alunos a higienizarem com álcool suas mesas e cadeiras.

Nem sempre o planejamento feito em janeiro poderá continuar até dezembro, especialmente em uma época como essa. Será necessário rever o calendário escolar e mudar o que for preciso para se adaptar à nova realidade. O ritmo das aulas, assim como o ritmo dos alunos, será diferente.

A maioria das escolas ainda usará as aulas online por algum tempo.

É preciso pensar além de uma retomada de atividades. As aulas serão diferentes, e os alunos também estarão diferentes depois desse período de isolamento.

Texto adaptado por Jurema Esteban