A Tecnologia como auxílio na Educação

Atualmente grandes escolas estão adotando a Tecnologia Educacional como uma ferramenta de auxílio dentro da sala de aula. Imagine ler um livro com uma tela bem colorida, com textos claros e uma interface multi-touch que permite virar as páginas apenas deslizando os dedos.

E dentro desse cenário se destacam os tablets que possuem muitas vantagens e entre elas a diminuição do peso das mochilas com uso de livros e textos digitais. A facilidade de realizar registros, anotações, gravações de voz, filmagens e jogos selecionados. Outra vantagem é a mobilidade, pois com o tablet é fácil estar em grupos ou sentado em “roda” no chão ou em espaços abertos, fora da sala de aula, não sendo necessário deslocar-se até o laboratório de Informática.

A atividade mais trabalhada pelos professores são os jogos digitais que se tornaram estimulantes para várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Nos jogos e brincadeiras infantis são reconhecidos os mecanismos de identificação cultural e de formação educativa.

A conscientização do uso dessa ferramenta cabe ao educador, que se torna responsável pela aprendizagem e deve trabalhar a criança em sua múltipla formação, utilizando sempre a tecnologia como extensão da sala de aula.

Portanto, construir um espaço, meios e tempo para a alfabetização dos educadores através de atividades que lhes proporcionem diferentes maneiras de alcançar o aprendizado da leitura e escrita é um compromisso, considerando que em nome da educação formal as crianças são monopolizadas cada vez mais cedo para atividades pouco criativas e inteligentes no espaço escolar, dificultando-lhes assim, seu processo de alfabetização.

Com um crescente número de escolas adeptas a uso da tecnologia Educacional, e principalmente as escolas de Educação Infantil, criou-se uma forma de ensino, que favorece a interação de crianças com a tecnologia.

“Minha primeira lembrança com a Tecnologia na Educação foi no Ensino Médio, em meados de 2005, lembro que havia uma discussão importante acontecendo, que envolvia não apenas a concepção de uso das tecnologias digitais na escola, mas também o currículo, propriamente dito.

Naquela época ainda predominava o modelo de laboratórios de informática. O custo dos equipamentos ainda era muito alto, por isso as escolas criaram espaços com alguns poucos equipamentos para uso coletivo da comunidade escolar. Para organizar esse uso compartilhado, a escola colocou as chamadas “aulas de informática” na grade escolar, garantindo que todos os alunos tivessem acesso aos computadores, em regra, uma vez por semana, durante o período de uma aula. O foco era a inclusão digital. O que seria ensinado nessas aulas ainda não era tão relevante. O importante era que todos tivessem acesso aos computadores.

Os professores, todos imigrantes digitais, não tinham muita familiaridade com as tecnologias digitais nem para uso pessoal, torna-se para uso pedagógico. Lembro do meu professor de Geografia que não sabiam sequer ligar um computador. Diante disso, não bastava a escola disponibilizar computadores. Era necessário também providenciar algum profissional que soubesse operar aqueles equipamentos.

Muitas mudanças ocorreram desde então. Afinal 1 (um) dia são muitos anos, na área de tecnologia, é muito tempo! Fora da escola, as tecnologias passaram a estar presentes na vida real de todos nós, em atividades cotidianas, momentos de lazer, de trabalho e de aprendizagem não-formal, E foi assim que começou o meu amor pela Tecnologia Educacional.
Nas aulas de Informática, busco utilizar a tecnologia, como ferramenta de aprendizagem proporcionando aos alunos aplicativos divertidos e educativos relacionados aos Projetos didáticos trabalhados em sala de aula e as habilidades e conteúdos de cada faixa etária.”

Helena Emiliano
Informatica/Evolve