Quem poderia imaginar que estaríamos há tanto tempo, tão distantes!

Tempos muito difíceis para todos nós. A crise chegou: na saúde, na economia e agora, de forma avassaladora na Educação.

A pandemia nos traz muitas reflexões e assim, a educação tem transformado desafios em oportunidades e possibilidades. Educar é uma missão de vida e a tecnologia, ainda que para os pequenos, tem sido uma grande aliada, nessa jornada.

Nunca a Educação foi tão desafiada e nunca, tão necessária.

Entretanto, a Educação Infantil entrou em colapso.

Tudo isso tem nos conectado com o sonho de dias melhores, pois as escolas se abriram para o mundo.

Esse ineditismo que estamos vivendo, tem dado aos educadores a chance de serem capazes de aprender e se reinventar, servindo de modelo à toda uma geração.

O senso de coletividade tem prevalecido ao senso de individualidade.

Mas, há uma atmosfera de medo, entre todos. Medo do futuro, medo do desconhecido.

Sabemos que, com resiliência, empatia e muita garra, sairemos mais fortes dessa crise.

Nós, educadores, jamais perderemos o charmoso costume de sorrir para vida, pois somos apaixonados por educação, ainda que na era digital.

Ousamos dizer: 2020 não está perdido!

• Pais, entre tantos papéis, viraram assistentes de aulas
  • Professores viraram youtubers
  • Alunos, os grandes protagonistas

Certamente sairemos todos diferentes, muito mais experientes dessa pandemia.

Quando voltaremos? Ainda não sabemos!

Participamos, semana passada, intensivamente do Congresso Educa Week 2020, quando profissionais ligados à Educação e Saúde, do Brasil, da Finlândia, entre outros países, discutiram a respeito dos alunos e escolas, antes e depois do COVID19.

Dr. Davi Uip, médico infectologista, entre renomados profissionais, em sua fala, mostrou-se favorável ao retorno dos alunos às aulas presenciais.

Dr. Anthony Wong, pediatra, recentemente apresentou uma nota oficial da Academia Americana de Pediatria, também com estudos sobre a importância urgente do retorno às aulas presenciais, especialmente para os menores.

Entretanto, não há certezas, nem datas previstas. Caminhamos aguardando, com grande expectativa de que o retorno seja breve.