Métodos de ensino

Uma das principais dúvidas dos pais, quando começam a escolher escolas para seus filhos, é entender as diferenças que existem entre os “métodos de ensino” apresentados durante as visitas.

Este é um aspecto importante a ser considerado, pois poderá determinar que perfil de estimulação, abordagem dos conteúdos e relação com a aprendizagem seu filho terá. É fundamental que a expectativa dos pais esteja de acordo com a proposta da escola.

Chamamos sua atenção para outro detalhe: o termo “método de ensino” pressupõe algo determinado e controlável, possível somente em escolas com sistema apostilado. O mais adequado é falarmos sobre concepções de educação. Elas embasam a relação do professor com o aluno, a forma que as atividades são oferecidas, o tipo de avaliação que é aplicado e a relação que a escola tem com as famílias.

Além disso, os pais que optaram pela mesma escola, provavelmente têm expectativas de educação próximas às suas, como também valores e princípios. Isto facilitará sua inserção neste grupo, pois você os encontrará muitas vezes em eventos e contato de seu filho com os amigos.

Para que possamos ajudar na compreensão sobre algumas concepções de educação, vamos falar um pouco de cada uma:

Conteudista

Preocupa-se mais com os conteúdos formais, sem focar tanto na individualidade do aluno ou no desenvolvimento de raciocínio lógico. A avaliação é feita principalmente por meio de provas.

Construtivista

Incentiva a construção do conhecimento pelo próprio aluno e valoriza o pensamento e raciocínio. A avaliação também é feita principalmente com provas, mas essas têm um caráter de diagnóstico do aprendizado do aluno, apontando o que pode ser melhorado.

Sociointeracionista

Aborda o ensino com ênfase no desenvolvimento social. O aprendizado decorre da compreensão do homem como um ser em contato com a sociedade. Os estudantes são

incentivados a realizar trabalhos em grupo e o desenvolvimento é derivado da linguagem (pode ser combinada com a construtivista). Apesar de também usar provas, conta com métodos de avaliação mais livres, como trabalhos em grupo.

Montessoriana

Criada pela médica italiana Maria Montessori, na concepção montessoriana a criança deve buscar sua autoformação e construção. Os adultos precisam ajudá-la nesse processo, favorecendo o desenvolvimento de indivíduos criativos, independentes, confiantes e com iniciativa. Na sala de aula, as crianças escolhem as atividades que querem fazer e a atenção deve estar nas tarefas a serem cumpridas. O professor é um “guia” que remove obstáculos à aprendizagem, respeitando o ritmo de cada uma. As classes têm crianças de idades diferentes e há incentivo para o trabalho em grupo. Todos os estudantes são estimulados da mesma maneira.

Waldorf

Valoriza o bem estar da criança no mundo e passa o conteúdo de maneira mais lúdica, por meio de poemas, música ou artes visuais. Não adota material didático, mas propõe que o aluno construa o seu próprio material de consulta no caderno. As avaliações são contínuas e diversificadas em diferentes formatos, que são usados também como diagnóstico e base para os futuros trabalhos. É uma concepção coerente com a antroposofia.

Optimist

No projeto Optimist desenvolvido para a Educação Infantil (0-6 anos), adota-se o princípio da educação personalizada, idealizada pelo pedagogo espanhol Víctor García Hoz, que respeita o aluno como pessoa singular e com ritmo próprio desde a educação infantil, levando-o a alcançar o máximo de desenvolvimento.

Sua proposta inclui estratégias voltadas para o desenvolvimento completo da criança: corpo, inteligência, afetividade e sociabilidade. A participação dos pais é muito importante e eles passam por um sistema de formação com o objetivo de ter em casa uma continuidade do que acontece na escola.

O importante é que você possa construir uma relação de confiança com a escola que você escolher.