A importância do sono na educação infantil

A importância do sono na educação infantil

Não é raro os pais questionarem a necessidade de seus filhos serem colocados para dormir na escola, quando frequentam o período integral. Muitos acreditam que eles estariam perdendo um precioso tempo de estimulação pedagógica.

No entanto, ao conhecermos o desenvolvimento infantil e suas necessidades, sabemos que o sono é importante para a aprendizagem, para a regulação da emoção e para o crescimento, além de ser uma necessidade fisiológica. O hormônio somatotrópico, também conhecido como hormônio do crescimento, é liberado durante o dia todo, mais ou menos a cada duas horas. É durante o sono profundo que ele é liberado em uma quantidade adequada para o desenvolvimento das células e a deposição de cartilagem nas regiões de crescimento.

Em nossa vida diária, o sono interfere no humor, na memória, na atenção, nos registros sensoriais, no raciocínio, nos aspectos cognitivos que relacionam uma pessoa ao seu ambiente. E, em diferentes fases da vida: infância, adolescência, adulta e na fase idosa, a quantidade de sono são diferentes. Vejamos a seguir o tempo necessário para uma boa noite de sono de acordo com a faixa etária que se encontra o indivíduo.

Os recém-nascidos, até três meses de vida, necessitam de 15 a 18 horas de sono, alternados durante a noite e o dia. Nesse período não há uma fase adequada para dormir.

De 3 a 6 meses de vida, são necessárias de 14 a 15 horas de sono, sendo que de 4 a 6 dessas, distribuídas no período da noite.

De 6 a 12 meses de vida, são necessárias de 13 a 14 horas, sendo que mais de seis horas no período da noite e dois cochilos durante o dia.

De 1 a 2 anos, em torno de 13 horas, porém, com 8h no período da noite e 1 cochilo durante o dia.

De dois a 2 a 5 anos, são necessárias de 10 a 12 horas. Dessas, 8h são no período noturno e 1 cochilo durante o dia.

Tirar uma soneca na escola…

– Desenvolve a cognição e regula a emoção

– Estimula o crescimento

– Promove conforto e bem-estar

 

Escrito por: Liamara Montagner Salamani

 

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário

Rua Clementine Brenne, 385 | Morumbi – São Paulo / SP – CEP:05659-000 | contato@colegioevolve.com.br
Telefones: (11) 3502-7100 – (11) 99990-5440