Adaptação

Alunos Evolve    Aluna explorando a natureza    Aluna em adaptação

Ao iniciar sua vida escolar, a criança passa por um importante período que chamamos de “adaptação”.

A separação temporária da família, principalmente da figura materna, e a construção de novos vínculos afetivos com a professora e os colegas de classe são dois processos internos fundamentais para a construção de um relacionamento tranquilo e prazeroso entre a criança e a escola.

É um período em que a criança vivencia uma série de expectativas e sentimentos ambíguos em relação ao mundo novo que está sendo apresentado a ela. Podem aparecer, ao mesmo tempo, curiosidade e desconfiança, interesse e medo, prazer e recusa. E a maneira mais comum que a criança encontra para expressar esse turbilhão de emoções que está vivendo é o choro.

A equipe pedagógica do Colégio Evolve tem plena consciência da importância desse período de adaptação e oferece sua grande experiência no sentido de acolher todas as emoções, necessidades e particularidades de cada criança, sempre se colocando ao lado da família para vencerem juntas essa importante etapa do processo pedagógico.

O período de permanência da mãe é combinado diariamente com a equipe pedagógica de acordo com a evolução da criança. Além disso, as professoras e a equipe de coordenação estão permanentemente à disposição da família para ajustes e orientações sobre possíveis mudanças no comportamento das crianças, algo natural nesse período de grande investimento afetivo e intelectual.