Educação Infantil: REGGIO EMILIA Um novo olhar para a educação

Projeto idealizado pelo pedagogo Loris Malaguzzi, implantado nas escolas de Educação na Itália, especificamente na cidade de Reggio Emilia, ao término da segunda guerra.

Em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, no Vilarejo de Vila Cella, trabalhadores e comerciantes que perderam tudo, se uniram aos novos moradores que lá se estabeleceram a fim de construir uma escola para crianças pequenas.

A escola foi erguida com a venda de um tanque de guerra, seis cavalos e três caminhões, deixados pelos alemães. Esse movimento inicial envolveu toda a comunidade, mas de modo especial os pais, pois nasceu do desejo de reconstrução da própria história e da possibilidade de uma vida melhor para seus filhos.

A proposta tinha a intenção de mostrar a abordagem pedagógica, voltada para a criança, como protagonista na construção do seu conhecimento.

A pedagogia de Reggio Emilia admitiu que os adultos tivessem como tarefa prioritária a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança, que deve ser atendida em sua individualidade.

E o que é Reggio Narra?

Uma vez por ano, quando o calor se aproxima, a cidade de Reggio Emilia se transforma, por um final de semana inteiro, num grande palco de contação de histórias, chamado de Projeto Reggio Narra.

As atividades do Projeto Reggio Narra tiveram início no ano de 2013 e começavam cedo, num sábado. Infinidade de histórias eram contadas nas ruas, escolas e praças, envolvendo atores, músicos, professores e pais – muitos pais.

No domingo, a primeira contação de histórias da biblioteca municipal foi conduzida por um profissional da área e, ganhando ares de espetáculo, logo lotou. Tinha até congestionamento de carrinhos de bebê na porta. Como era de se esperar, crianças pequenas e cuidadores tinham prioridade.

Evolve Narra! Aqui estamos nós!

Em 2018 demos início ao Evolve Narra, acontecendo uma vez por semestre, ao longo de uma semana, quando os adultos, pais, avós, tios, padrinhos, professores e funcionários se inscrevem para contar histórias para as nossas crianças.

Setembro chegou e com ele, nosso 4º Evolve Narra.

Essa contação será feita para a turma de seu filho, portanto, poderá ser agendada com a professora dele.

Os horários disponíveis são:  8h ou 17h30. Pedimos que seja no período em que seu filho recebe a estimulação pedagógica.

Aqui vão algumas sugestões para tornar sua contação agradável:

– Observe a faixa etária das crianças;

– Conheça a história antes de contá-la;

– Aproprie-se da história;

– Seja ora narrador, ora personagem;

– Use objetos como personagens, na falta de um livro

– Relembre sua infância, nós todos tivemos aventuras na vida ou lembramos de histórias ouvidas quando pequenos: podemos recontá-las;

– Não se preocupe com o seu desempenho.

Lembre-se: o importante é compartilhar com alguém que você gosta um momento único. Você não precisa contar história como um profissional para que seja um momento de carinho, aprendizagem e cheio de significados para as crianças.