Dicas para o desfralde

O desfralde é um dos primeiros passos rumo à autonomia da criança, sendo considerado pelos estudiosos da Primeira Infância como um momento de descobertas, quando a criança toma consciência de suas capacidades do controle de seu corpo.

Os cuidadores, tanto no ambiente familiar quanto na Educação Infantil, têm papel fundamental durante esse processo, devendo saber que para que tenha sucesso, a criança dependerá de dois fatores: sua maturidade biológica que permitirá o controle muscular dos esfíncteres e a maneira como seu tempo e características individuais são respeitados.

Portanto, a decisão do início do desfralde deve ser tomada de comum acordo entre a família e a escola, sendo que o processo deve ser iniciado em casa, preferencialmente em um final de semana, possibilitando que a criança tenha uma atenção individualizada.

Pedimos às famílias que decidirem iniciar essa etapa, que nos procurem a fim de que possamos dar continuidade ao processo, adotando medidas paralelas.

Segue abaixo algumas dicas para o desfralde:

1. Leve a criança regularmente ao banheiro, mesmo que ela não demonstre vontade.

2. Faça elogios sempre que a criança utilizar o banheiro corretamente.

3. Escapou? Explique calmamente que o lugar de xixi ou cocô é no vaso sanitário.

4. Vista a criança com roupas que ela possa retirar com facilidade.

5. Parabenize-a quando cada fase for superada ou qualquer sucesso for alcançado.

6. Esqueça as fraldas, pelo menos durante o dia.

7. Sugerimos que assistam no YouTube Colégio Evolve – Desfralde, vídeo feito em 2015, com as mães do G2, que viveram essa importante fase. Assista aqui!