Desenvolvimento da Fala

Pesquisas realizadas pelas universidades de Washington e de Connecticut, nos Estados Unidos, apontam que conversar com seu filho de forma infantilizada pode ajudar no desenvolvimento da fala e aumentar o vocabulário da criança.
É comum quando o bebê nasce, o tom das conversas pela casa mudar: as vozes ficam mais agudas, as sílabas se alongam, as vogais se arrastam e cheios de bicos e caretas são os diálogos com o bebê.

No entanto, é preciso estar atento ao uso da fala infantilizada, a mesma não deve conter erros.
Muitos pais veem graça quando a criança pronuncia as palavras de maneira errada e começam a repeti-las quando conversam com a criança, mas isso só reforça o erro e retarda o aprendizado.
Importante frisar que devemos sempre pronunciar a palavra corretamente e não incentivar erros de pronuncias.
Ao adotar esse estímulo é necessário estar atento à hora de parar, pois o bebê cresce e começa a falar e esse estímulo pode ter efeito contrário, atrapalhando o desenvolvimento oral e a memória auditiva, assim, quando a criança já anda e tem contato com outras pessoas, não precisa mais desse apoio linguístico.
Não basta falar, falar e falar com a criança, o mais importante é trabalhar a interação e o envolvimento com a linguagem, é preciso engajar a criança na conversa e fazer com que ela balbucie em resposta, quanto mais isso acontecer, melhor será o desenvolvimento da fala.
Portanto, é aconselhável aos pais que falem normalmente, acompanhando assim, a evolução e o crescimento dos filhos.

É de grande importância também, que os pais e professores mantenham o contato visual durante os diálogos, pois nessa fase o que chama a atenção das crianças são: a linguagem corporal, a expressão fácil e o tom da voz.

Lembramos também, que a comunicação gestual não pode ocupar o lugar da fala. Muitas vezes as crianças descobrem que ao apontar para um objeto, os adultos tentam adivinhar o que ela deseja e o entrega. É fundamental que estimulem a criança a falar o que deseja, se ainda assim ela não falar, a dica é que ao entregar o brinquedo fale o nome dele.
Outro aspecto a observar é a alimentação, pois através dela os músculos faciais são fortalecidos e isso terá um impacto direto na aquisição da fala. Por isso, os alimentos mais consistentes, de diferentes tipos, podem desenvolver a mastigação, e por consequência, as articulações e músculos do rosto.

Além dos estímulos que falamos até a agora, o desenvolvimento da fala também é influenciado pelas características das crianças. O desenvolvimento completo da linguagem demora de quatro a cinco anos para ser concluído.

A criança de 3 anos pode trocar o “r” pelo “l” ou o “p” pelo “b”, por exemplo, dando à sua fala um tom infantilizado. Os pais não devem reforçar essa linguagem, pois o filho dessa idade tem condições de aprender a se expressar corretamente.
Atenção à uma possível regressão na linguagem, essa pode vir devido a mudança de rotina, nascimento de um irmão ou a entrada na escola.
Nessas situações, evitem correções agressivas ou broncas, basta repetir corretamente as palavras ditas.

Lisley de Rezende Amado
Coordenadora Pedagógica do Evolve