Como ensinar seu bebê a usar o banheiro?

“De que maneira posso ajudar meu filho a usar o banheiro?” “Como saber se meu filho está pronto para usar o banheiro?” Essas são algumas das principais questões levantadas pelas mamães sobre quais as melhores formas de ensinar o filho a usar o banheiro. Por isso, conheça algumas dicas de como ajudar a criança neste processo.

*Saiba quando seu bebê está pronto: geralmente, o momento em que a criança está pronta para usar o banheiro varia dos 18 meses aos três anos de idade. Perceba, primeiramente, se sua criança demonstra interesse no banheiro e na maneira com que as pessoas o utilizam. Observe, também, se seu filho consegue entender instruções e palavras relativas ao banheiro, e a necessidade de utilizar o toalete.

*Processo de aprendizagem é lento: tenha em mente que o processo para ensinar seu filho a usar o banheiro é lento. Por isso, tente ser o mais paciente e positivo com a criança. Entenda, também, que até os cinco de anos de idade, é muito comum que seu filho continue fazendo xixi na cama e sujando os lençóis.

*Peniquinho: utilizar um peniquinho é a forma mais fácil de ensinar uma criança a usar o banheiro. Considere, também, a compra de um peniquinho que tenha assento removível e que você possa colocar no vaso sanitário. Caso você opte pelo vaso sanitário desde o começo, certifique-se de pegar uma escadinha para seu filho, para deixa-lo mais firme e seguro enquanto está sentado.

*Escolha o horário apropriado: defina um horário para ensinar seu filho a usar o banheiro. Assim, você acostuma a criança a utilizar o banheiro em uma certa hora do dia, criando uma rotina. Escolha, também, um período em que você passe muito tempo do dia com seu filho em casa, pois, assim, você poderá dar atenção plena a ele, além de incentivo e apoio.

banheiroevolve